Vistoria de Imóveis Alugados: Não perca tempo!

A locação de um imóvel requer atenção na escolha para que o futuro morador e o proprietário não se arrependam. Quando estamos procurando um novo lugar para morar, buscando praticidade, observamos a localização, a vizinhança e a infraestrutura do bairro. Também, existe a preocupação de que o imóvel seja adequado para os futuros moradores e suas visitas.

Podemos lembrar que nas locações comerciais, existem questões semelhantes, geradas a partir do ponto de vista do conforto dos futuros clientes.

Todos os imóveis que estão em processo de locação devem passar por vistoria para garantir, por meio de fotos e relatório, o estado atual do imóvel.

Neste post vamos explicar o que é uma Vistoria de Imóveis Alugados, os tipos de Laudos de Vistoria e a importância desse documento.

Vistoria de Imóveis Alugados
Saiba tudo sobre a importância do Laudo de Vistoria para Imóveis Alugados

A Vistoria De Imóveis Alugados

Na Vistoria de Imóveis que tem como finalidade a locação, sendo ela comercial ou residencial, existem diversos itens que precisam ser documentados. Desde o estado geral do imóvel, até os mínimos detalhes, como por exemplo, a ausência de uma torneira no tanque da lavanderia.

Inicialmente, a vistoria deve ser elaborada e anexada ao contrato de locação antes da assinatura das partes interessadas. Ela é essencialmente de interesse de todos os envolvidos no processo de locação por trazer segurança jurídica ao contrato. Se o locatário não estiver de acordo, é possível contratar um profissional para contestar a vistoria existente.

Não é necessário que o locador e o locatário acompanhem a Vistoria do Imóvel quando esta estiver sendo elaborada por um Engenheiro Civil ou Arquiteto. Por serem profissionais devidamente habilitados, são imparciais e totalmente capacitados para redigir um documento de alta qualidade e rico em detalhes.

Já com o Laudo de Vistoria e o contrato pronto, tanto o futuro morador quanto o proprietário devem conferir os detalhes dos documentos. Se tudo estiver de acordo, podem seguir com as assinaturas e entrega das chaves para o locatário.

Os Tipos de Vistorias para Imóveis Alugados

Existem alguns tipos de Vistorias para Imóveis Alugados, cada um com uma finalidade importante e que deve colaborar para o bom andamento e relacionamento das partes.

Vistoria de Entrada

Primeiramente temos a Vistoria de Entrada, que é o documento mais importante na questão de contratos de locação. Realizada no início de uma locação, a vistoria tem o objetivo de atestar a real situação do imóvel, verificando as condições de suas instalações.

Vistoria de Conferência

Se houver necessidade de reparos, manutenção e reformas de benfeitorias autorizadas no imóvel, é elaborada a Vistoria de Conferência. Esta vistoria é elaborada para complementar a Vistoria de Entrada durante o contrato de locação e garantir que as alterações sejam documentadas e analisadas.

Vistoria de Saída

A Vistoria de Saída é realizada no encerramento do contrato de locação, precisa ser elaborada após o locatário sair do imóvel. Ela tem o objetivo de apontar possíveis danos, irregularidades e problemas nas condições do imóvel.

A recomendação é de que um relatório seja gerado a partir das diferenças encontradas na análise das vistorias de inicial/conferência/final. Esse relatório pode evitar possíveis questionamentos e tornar mais eficaz as resoluções das divergências encontradas.

Vistoria de Contestação

Por último podemos citar a Vistoria de Contestação, conhecida também como Contra Vistoria, apresentada pelo locatário. Como o próprio nome já fala, ela é elaborada quando existe divergência entre as partes. Podendo contestar qualquer um dos Laudos de Vistoria que foram apresentados pelo proprietário ou pela imobiliária.

Termo de Vistoria

Existe também o chamado Termo de Vistoria, que pode ser elaborado por um corretor que tenha os devidos conhecimentos. Ele se diferencia em diversos aspectos do Laudo de Vistoria, mas pode ser elaborado para Vistoria Inicial/Conferência/Final.

O Termo de Vistoria, por ser um documento mais simples e com menos exigências, é mais passível de futuros problemas nas contestações. Geralmente ele já é elaborado pelo corretor/imobiliária que está efetuando a transação de locação e apresentado ao proprietário como beneficio.

A Importância do Laudo de Vistoria

A importância de ter um Laudo de Imóvel Alugado correto e bem elaborado é muito grande para todos os envolvidos. Por um lado temos o proprietário, ele está interessado em gerar uma renda através deste investimento. Ele precisa garantir que tudo saia dentro do esperado e que seu imóvel não seja deteriorado por mau uso.

De outro lado temos o locatário, que pretende utilizar o imóvel locado em um bom estado geral e que não gere situações desconfortáveis para ele. Quando ele decide sair do imóvel, é a devolução de um bem que lhe foi confiado, e deve estar dentro do estado geral em que ele encontrou.

No geral ambas as partes se beneficiam quando o Laudo de Vistoria de Imóvel Alugado está bem elaborado, com um conteúdo rico e detalhado. Demonstrar total imparcialidade garante ao documento à confiabilidade necessária para o contrato e possíveis futuras questões jurídicas.

Pronto para saber mais?

Envie-nos um email para receber um orçamento grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *