O Laudo de Avaliação de Imóveis deixa a maioria das pessoas muito surpresas sobre o que realmente significa avaliar um imóvel.

Muitas das vezes, elas só tem um primeiro contato com esse tipo de Laudo quando estão em alguma transação imobiliária que exige maior atenção.

É o caso por exemplo do Laudo de Avaliação de Imóveis realizado quando existe um pedido de financiamento habitacional, uma partilha de bens ou quando um imóvel precisa ir para leilão.

No entanto, para surpresa de todos, essas Avaliações podem vir com valores abaixo do que elas esperavam e partindo disso surgem muitas dúvidas

Afinal, por que o Laudo de Avaliação de Imóveis veio abaixo do esperado?

Na verdade, geralmente, ela está completamente certa, pois a função do Laudo de Avaliação é determinar o valor de mercado de um imóvel.

Porém, existe uma diferença entre os preços comercializados e o valor real de mercado. Sendo assim, o ele pode vir abaixo do esperado porque o imóvel está sendo oferecido por um preço inadequado.

Preço no Mercado Imobiliário

Quando você procura um imóvel para comprar, o preço dele é determinado pelo cenário do mercado imobiliário. Isso significa que especulação imobiliária é o fator importante no preço final.

É importante dizer que esses preços podem ter muita diferença e depende de um acordo entre quem está vendendo e o possível comprador daquele imóvel.

Valor de Mercado dos Imóveis

O Valor de Mercado de um imóvel leva em consideração diversos fatores construtivos e de todo entorno em que ele está inserido para poder determinar o quanto ele vale.

Para que esse valor seja atribuído racional e imparcialmente, esses fatores devem tratados de forma matemática, para excluir fatores desnecessários.

Todos os detalhes importam, e por não existir fator emocional nesse estudo, o valor do imóvel fica totalmente adequado a sua situação.

Qual a importância do Laudo de Avaliação de Imóveis?

Quando você realmente precisa dele, é um documento que pode te assegurar que aquela transação está sendo realizada sem que ninguém tenha vantagem.

No caso de uma Partilha de Bens, os envolvidos têm a certeza de que os valores que estão sendo divididos são justos.

Mas e quanto ao financiamento imobiliário?

Infelizmente, podem existir divergências entre a Avaliação que o banco realizou para garantia do crédito concedido e o valor que você vai financiar.

Isso não é necessariamente ruim se as estimativas do valor estiverem dentro de parâmetros aceitáveis para que o financiamento seja aceito. Porém, se você acredita que está sendo prejudicado pela Avaliação do Imóvel abaixo do que você pagou, pode contestar e pedir uma reavaliação.

Comments are closed